Projeto Academia na 3ª Idade

A Academia da Terceira Idade é um projeto realizado em parceria com o Rotary Club de Piraí, Conselho Municipal do Idoso e Prefeitura Municipal de Piraí, com a finalidade de combater o sedentarismo e contribuir para a minimização dos riscos de doenças, dentre elas: Hipertensão Arterial, diabetes e obesidade, reduzindo o número de internações e medicamentos, gerando econômia de recursos com tratamentos convencionais (MINAS GERAIS,2013). Diversos estudos realizados ressaltam a importância de exercícios físicos regulares principalmente nessa faixa etária, pois proporcionam um ganho na qualidade de vida, na redução de doenças, na elevação da autoestima, além de contribuir para uma socialização desses idosos na comunidade em que estão inseridas essas academias. A implatação dessas academias em espaços públicos proporciona a criação de espaços de lazer e esporte, assim como de socialização e convivência entre os frequentadores.

Ribeirão das lajes (Bairro Ribeirão das Lajes)

De acordo com o Guia Boas Práticas de implantação e gestão de Academias ao Ar Livre(MINAS GERAIS,2013), o processo de implantação e gestão de Academias ao Ar Livre é composto pelas seguintes etapas: Diagnóstico e definição de espaço, fontes de recursos, escolha de equipamentos e preparação do espaço, realização das atividades e manutenção.

Asilo (Bairro Asilo)

Localidades contempladas com as Academias da Terceira Idade Fase I:

-Cacaria;
-Fazendinha;
-Jaqueira;
-Santanésia;
-Rosa Machado.

Localidades contempladas com as Academias da Terceira Idade Fase II:

-Light;
-Asilo;
-Caiçara;
-Ponte das Laranjeiras;
- Varjão

Ribeirão das Lajes(Bairro Ribeirão das Lajes)

Varjão(Bairro Varjão)

Em todos os distritos da vida a criatura é tão jovem quanto os ideais e esperanças que acalenta. E tão gasta quanto o ceticismo ou o desânimo a que se entregue.

Endereços

Casa dos Conselhos 

Rua Epitácio Campos, 

65, Centro, Piraí

 

PAI: Ponto de Apoio ao Idoso

Pç. Das Missões, 

s/N, Centro, Piraí